
Superior Colheita 2022
- DESIGNAÇÃO DE ORIGEM
- DO Porto
- CASTAS
- Tradicionais do Douro
- Enólogo Provador
- Luís Leocádio
VINHA
Parcelas de vinhas situadas nas íngremes encostas do Rio Pinhão a uma altitude entre 150 a 400 m, com um solo de origem xistosa, pobre e acidentado; de pouca produção, de alta concentração e qualidade de uvas.
VINDIMA 2022
A colheita de 2022 foi marcada por condições climatéricas relativamente estáveis, favoráveis ao ciclo da videira, proporcionando um ano sem grandes sobressaltos e imprevistos: apresentou um Inverno seco e frio, com níveis de precipitação mais baixos; A Primavera surgiu quente e seca, à excepção do mês de Abril em que a precipitação foi ligeiramente superior; As amplitudes térmicas registadas em Agosto e Setembro foram bastante favoráveis à maturação das uvas. A ausência de chuva acompanhada das temperaturas altas, normais na Região do Douro, a par de noites frescas contrastaram com os excessos verificados nos Verões dos últimos anos. Estas condições contribuíram para que, de uma forma geral, as uvas se apresentassem em muito bom estado fitossanitário, sem registo de doenças ou pragas que pudessem trazer algum prejuízo. Os vinhos tintos deste ano apresentam-se com bom corpo, cor e uma excelente acidez. Os teores alcoólicos foram um pouco inferiores ao ano anterior, originando vinhos muito equilibrados com bons taninos, muito suaves e cremosos.
VINIFICAÇÃO
Uvas frescas no seu ponto ideal de maturação, apanhadas à mão para caixas de 20 kg. Após desengace e suave esmagamento, as uvas fermentam em cuba de Inox ao longo de 9 dias com “delestage” diária. Após fermentação alcoólica, o vinho estagia em barricas de carvalho francês de segundo e terceiro ano.

Características
Notas de prova
Cor amarelo palha. Notas de fruta citrina (toranja e limão), baunilha e cereal tostado de grande elegância. Sabor fresco e mineral, com grande persistência.
Serviço e harmonização
Acompanha bem charcutaria especiada, peixes assados no forno, carnes brancas e ainda queijos de estrutura média. Servir a 10ºC.

