quinta_do_estanho-vinho_default

Embalagens Disponíveis

Vintage Jaime Acácio Queiroz Cardoso 2016


Designação de origem
DO Porto
Castas
Tradicionais do Douro
Enólogo
Luís Leocádio

Vinha

Parcelas de vinhas situadas nas íngremes encostas do Rio Pinhão, a uma altitude entre 150 a 400m, com um solo de origem xistosa, pobre e acidentado; de pouca produção, de alta concentração e qualidade de uvas

Vindima 2016

Campanha muito desafiante, com as castas e parcelas a revelarem-se cada uma a seu ritmo, o que exigiu um acompanhamento muito de perto. O ano vitícola começou de uma forma positiva com um Inverno chuvoso. Na Primavera, as temperaturas superiores ao habitual avançaram o ciclo vegetativo em cerca de 10 dias. Contudo, alguns desafios apareceram quando o tempo chuvoso se prolongou por Abril e Maio, com níveis de precipitação três vezes acima dos últimos anos. Junho e Julho marcaram o regresso do tempo mais típico para a época, mas o mês de Agosto teve grandes vagas de calor que abrandaram o ciclo de maturação, colocando a vinha sob grande esforço. A muito desejada chuva de Agosto caiu no final do mês de forma tímida (7 mm), mas fez a diferença precisamente nas vinhas em que fazia mais falta. O tempo ao longo da vindima esteve excecionalmente bom, o que possibilitou o desenrolar perfeito das maturações, iniciando a vindima a 23 de Setembro, originando vinhos muito frescos e elegantes com grande concentração.

Vinificação

Uvas frescas e no seu ponto ideal de maturação, apanhadas à mão para caixas de 20kg. Após desengace e suave esmagamento, as uvas foram colocadas em cuba de inox, maceração pelicular durante 5 dias, fermentou durante cinco dias, com três "delestage" diárias, ficando em maceração pós-aguardentação durante mais três dias. Daí resultou um vinho de excelente extrato. Este estagiou em velhos Balseiros de Carvalho Francês. O Blend foi feito em Abril de 2018.

Embalagens Disponíveis

Características

Notas de prova

Rubi denso e opaco. Intensamente e aromaticamente muito expressivo, notas resinosas e fruta preta, esteva, compota de fruta e chocolate preto. Na boca, o sabor de fruta madura, suportada por uma acidez viva e uma poderosa estrutura tânica, com um final poderoso e saboroso.

Serviço e harmonização

Acompanha bem queijos da Serra, Stilton, Gorgonzola e outros queijos gordos. Ideal para acompanhar sobremesas doces e saborosas com compotas de fruta.  Decantar e servir a 17º - 18ºC.

1476130750_uvas

Para mais informações ou qualquer dúvida relativamente aos vinhos, por favor contacte-nos.

Para mais informações ou qualquer dúvida relativamente aos vinhos, por favor contacte-nos.