Desde a primeira uva…

Nas encostas escarpadas e íngremes do Douro, pela bênção do sol e pela arte do homem, a videira produz um néctar digno da mesa dos deuses.

A fama arqueológica do Douro é anterior à vinhateira. De facto, passaram por esta região povos que descobriram a riqueza do subsolo. Estes exploraram ouro e estanho, que não só eram abundantes, como podiam ser extraídos por meios rudimentares usados nos tempos pré-históricos.

Do estanho ao vinho foi um passo. E é na margem esquerda do rio Pinhão, reconhecidamente ancestral, que se localiza a “Quinta do Estanho“, conhecida pelo nome do mineral que aí proliferava. Depois da exploração do subsolo, passa-se ao cultivo da vinha.

wine-cask

Um dos edifícios que servem de logótipo aos produtos da Quinta

Foi com trabalho árduo que os nossos antepassados desbravaram as ditas encostas, construíram socalcos, plantando videiras de castas nobres que, graças a um microclima favorável, e a uma altitude de 300 metros, produzem néctares dignos de incluírem a Quinta do Estanho na primeira demarcação de “Vinhos de Feitoria”. Esta designação foi concedida, em 1757, por Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal, Primeiro Ministro de El-Rei D. José I.

Imbuídos da ancestral tradição familiar do cultivo da vinha e da produção vinícola, ao longo do tempo, a Quinta do Estanho tem vindo a produzir vinhos genuínos, conciliando as antigas práticas com as mais avançadas tecnologias, o que lhes confere nobreza e distinção..

Faça uma viagem pelos sentidos, conduzido pelos paladares e aromas que só a tradição e o grande amor familiar pelo vinho são capazes de proporcionar.

Seja bem-vindo!

Breves anotações

A empresa familiar tem também no mercado os Vinhos Quinta dos Corvos, comercializados em exclusivo nas suas caves de Vila Nova de Gaia.

Depois de 3 décadas como Produtor – Engarrafador – Exportador, JAQC e sua família tornam-se comerciantes de Vinhos do Porto e Douro.

Ao longo da sua existência a Quinta do Estanho foi convidada para várias iniciativas e comemorações. Nesse âmbito desenvolveu vários Vinhos e Packs. Exemplo do 1º Vinho do Porto Oficial Fantasporto, pack comemorativo do 40º Aniversário da Brigada Vitor Jara e anualmente o Pack Solidário de Porto Vintage que apoiou várias instituições de solidariedade social.

A Quinta do Estanho está galardoada com mais de uma centena de Prémios de Qualidade sendo frequentemente focada na imprensa nacional e internacional.

O Quinta do Estanho Porto 30 Anos já foi considerado por duas vezes um dos melhores Vinhos do Porto do ano.

O Quinta do Estanho Porto Vintage 1996 consta de uma Coleção de selos da República de San Marino – Vinhos da Europa, representando Portugal.

A Quinta do Estanho está imortalizada no Romance “Deixe-te o Sorriso em Casa”, do Jornalista / escritor António Santos.

Jaime Acácio Queiroz Cardoso foi o segundo Produtor – Engarrafador do Douro – de Vinhos do Porto.

A Quinta do Estanho está presente em 5 continentes e em mais de 20 países.

Deve ter pelo menos 18 anos para visitar este website.

Para aceder a este site tem de ter a idade legal para consumir bebidas alcoólicas.