quinta_do_estanho-vinho_default
Vinhas Velhas – Grande Reserva 2018

Embalagens Disponíveis

Vinhas Velhas – Grande Reserva 2018


Designação de origem
DO Douro
Castas
Vinhas velhas com cerca de três dezenas de variedades identificadas
Enólogo
Luís Leocádio

Vinha

Parcelas de vinhas plantadas entre 1932 e 1970, com uma densidade de 8.850 plantas por hectare. Situada nas íngremes encostas do Rio Pinhão a uma altitude de 300 m, com um solo de origem xistosa, pobre e acidentado; de pouca produção, de alta concentração e qualidade de uvas.

Vindima 2018

Foi uma campanha pouco característica no que toca a viticultura. O Inverno foi frio e seco com muito pouca chuva. Com o inicio da Primavera, chegou chuva abundantemente, que permitiu a reposição de reservas de água no solo. A instabilidade do tempo e fortes chuvas no final de Maio (altura da floração) provocaram além de alguma perda de produção, um atraso no ciclo vegetativo. As doenças também se manifestaram e redobrou-se todos os cuidados. O verão iniciou-se com muita chuva, mas em Agosto com períodos de calor acentuado permitiu regularizar a maturação das uvas e um mês de Setembro quente acelerou o amadurecimento. Na adega, surgiram vinhos de grande concentração e equilíbrio, de elegância excecional.

Vinificação

Uvas frescas no seu ponto ideal de maturação, apanhadas à mão para caixas de 20 kg. Após criteriosa escolha manual, desengace e suave esmagamento a pé em pequenos lagares, as uvas sofreram 5 dias de maceração a frio. A fermentação, pelas leveduras indígenas iniciou-se lentamente e decorreu ao longo de 10 dias com “delestage” diária. Após fermentação alcoólica, o vinho manteve-se em maceração pelicular durante 30 dias. O vinho estagiou em barricas novas de Carvalho Francês durante 24 meses. Da selecção das melhores barricas do lote foram apenas produzidas 3.600 garrafas numeradas.

Embalagens Disponíveis

Características

Notas de prova

Cor purpura e bastante profunda com laivos violeta e de grande complexidade aromática. Sobressaem a fruta madura, com notas de amoras, cerejas pretas, moca, chocolate e café, encontrando-se a madeira muito bem casada com a fruta. Na boca apresenta-se denso, com taninos firmes e uma acidez viva que lhe confere frescura e longevidade.

Serviço e harmonização

Desfrutar com pratos de sabor intenso como caça, carnes vermelhas e queijos de sabor intensos. Servir a 16º - 18º C

1476130750_uvas

Para mais informações ou qualquer dúvida relativamente aos vinhos, por favor contacte-nos.

Para mais informações ou qualquer dúvida relativamente aos vinhos, por favor contacte-nos.