- Designação de origem
- DO Douro
- Castas
- 80% Arinto + 20% lote de Viosinho e Rabigato
- Enólogo
- Luís Leocádio
Vinha
Vinhas situadas nas íngremes encostas do Rio Pinhão a uma cota média de 400 mts, com um solo de origem xistosa, pobre e acidentado; de pouca produção, de alta concentração e qualidade de uvas.
Vindima 2017
O ano foi extremamente seco, atípico de seca como não há memória no Douro. Como resultado das condições climáticas, verificámos uma precocidade de todas as fases do ciclo vegetativo, com o abrolhamento e floração a decorrer sem problemas, e o pintor a iniciar-se nos primeiros dias de Julho. A continuação do tempo muito quente, manteve-se durante o período de maturação, provocando assim um rápido amadurecimento das uvas, o que levou ao início da vindima nos últimos dias de Agosto. Foi um ano bom, com os vinhos a apresentar uma cor mais intensa e um grau alcoólico mais elevado, mas com uma acidez muito equilibrada. Conseguindo-se manter a frescura e a elegância.
Vinificação
As uvas frescas vindimadas à mão, em caixas de 20 kg são rapidamente transportadas para a adega onde são desengaçadas, esmagadas e colocadas em cuba onde fazem uma ligeira maceração pelicular sendo após, ligeiramente prensadas. Dois terços da fermentação ocorreu em Inox a temperatura controlada de 12 - 14°C durante 2 semanas e o ultimo terço em barricas de carvalho francês. Após a fermentação, o vinho estagiou sobre as borras, com battônage semanal, durante 9 meses, por forma a manter a sua frescura e ganhar complexidade.
Características
Notas de prova
Cor amarelo palha. Notas de fruta tropical (ananás e papaia), aveia, baunilha e cereal tostado de grande elegância. Sabor fresco e mineral, com grande persistência.
Serviço e harmonização
Acompanha bem charcutaria especiada, peixes assados no forno, carnes brancas e ainda queijos de estrutura média. Servir a 10ºC.